Cmap Tools - Prática Docente


MAPAS CONCEITUAIS- Polinômios
Escola: EMEF “Ignez Massad Cola”
Assunto: Polinômios
Turma: 8º ano
Objetivo: Identificar pontos aprendidos e a serem revisados.

Metodologia
·            Foi explicado à turma o objetivo do Mapa Conceitual, inclusive que pode ser utilizado em outras matérias e que para muitas pessoas tornou-se uma forma mais fácil de estudar.
·         No quadro foram colocados os conceitos a serem pontuados por eles e que deveriam dispor as informações em quadros, como se fizessem perguntas e respostas.
·         Foi deixado uma sequência inicial para que entendessem melhor o que deviam fazer, já que se tratava de algo novo.

Conclusão
   O trabalho foi interessante, por possibilitou revisar um  conteúdo importante e que possui muitas regras a serem aplicadas. A dinâmica permitiu também que os mesmos dialogassem sobre a melhor forma de posicionar as informações.

Observação como docente
Muitos deles acharam interessante a atividade e a forma de sistematizar as informações, sem que fosse necessário um grande texto.
Outros acharam complicado por ter que ir em várias direções expondo conceitos.
No geral, foi bem proveitosa a atividade, já que foi possível revisar o conteúdo de uma forma diferente.




Para apresentar às outras turmas, apresentei o mapa conceitual de forma diferente, como uma atividade em grupo!

Deixei o "esqueleto" do Mapa já desenhado no quadro (não reparem, foi corrido, rs). 

Expliquei que na mesa estavam conceitos e regras e que deviam conversar e identificar a posição dos papéis.
A atividade foi bacana, pois além de proporcionar a revisão, possibilitou a discussão entre eles!




Com um tempo maior, pretendo fazer um esqueleto de outras matérias para que os mesmos em suas próprias folhas encaixem as "respostas"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Portal - Matemática