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Objetos de Aprendizagem
Tema: Potenciação e a sua relação com a área do quadrado e volume do cubo
Série: 6º ao 9º ano
Recursos Materiais: Malha quadriculada e material dourado
1ª Atividade
Escolhemos este objeto de aprendizagem porque procurávamos uma maneira de inserir a utilização de material concreto no ensino das potenciações e relacioná-las com a área do quadrado
e ao volume do cubo e este artigo traz uma aplicação prática destes conceitos. Esta relação é importante para que aluno compreenda, não só a operação de potenciação como multiplicação
de fatores repetidos, mas também sua utilização em contextos da vida cotidiana, como cálculo de áreas de regiões quadradas e o total de caixas empilhadas no formato cúbico em um
supermercado por exemplo.
A malha quadriculada serve de base para simular áreas de terrenos e o material dourado para a construção de um cubo.
Utilização do material na prática docente:
Agruparemos os alunos em duplas e distribuiremos a malha quadriculada e os cubos unitários do material dourado. Os alunos em um primeiro momento
deverão construir uma tabela como no modelo abaixo a qual colocaremos no quadro para que copiem:
Figura Plana ou Espacial
|
Nome da Figura
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Quantos quadrados ou cubos tem em cada lado ou aresta
|
Total de quadrados ou cubos
|
Potenciação
|
Cálculo
|
Resultado
|
Eles deverão pintar na malha quadriculada seis quadrados de tamanhos diferentes e posteriormente preencherão as quatro primeiras colunas da tabela
com os dados pedidos. Neste momento o professor deve lembrá-los que quadrados são figuras bidimensionais e devem ter todos os lados com mesma medida.
com os dados pedidos. Neste momento o professor deve lembrá-los que quadrados são figuras bidimensionais e devem ter todos os lados com mesma medida.
Posteriormente eles deverão montar quatro cubos de tamanhos diferentes aproveitando os quadrados da malha quadriculada como base para as construções
e preencher os dados das quatro primeiras colunas da tabela da tabela. É preciso lembrá-los que o cubo é uma figura de 3 dimensões e possui largura, comprimento e alturas com
mesma medida.
e preencher os dados das quatro primeiras colunas da tabela da tabela. É preciso lembrá-los que o cubo é uma figura de 3 dimensões e possui largura, comprimento e alturas com
mesma medida.
Finalmente eles deverão relacionar os desenhos com as potenciações de expoentes dois e três, para isso o professor deve orientá-los dizendo que a base da potência será a quantidade
de quadradinhos que tem em cada lado do quadrado ou cubo construído e que o expoente será determinado pelo nome da figura: quadrado (expoente 2) e cubo (expoente 3). Depois eles
deverão efetuar o cálculo das potenciações e verificar se o resultado confere com o total de quadradinhos e peças de material dourado que havia contado anteriormente. Utilizar a base
quadriculada como base para a construção do cubo tem o objetivo de fazê-los compreender que a potência de expoente três precisará da mesma quantidade dos quadradinhos da base no
número de camadas do cubo.
de quadradinhos que tem em cada lado do quadrado ou cubo construído e que o expoente será determinado pelo nome da figura: quadrado (expoente 2) e cubo (expoente 3). Depois eles
deverão efetuar o cálculo das potenciações e verificar se o resultado confere com o total de quadradinhos e peças de material dourado que havia contado anteriormente. Utilizar a base
quadriculada como base para a construção do cubo tem o objetivo de fazê-los compreender que a potência de expoente três precisará da mesma quantidade dos quadradinhos da base no
número de camadas do cubo.
Outra possibilidade:
Utilizando a malha quadriculada pedir que os alunos respondam:
1- Desenhe quadrados de lados 1, 2, 4 e 8 cm.
2- Complete a tabela abaixo:
medida do lado
(cm)
|
1 cm
|
2 cm
|
4 cm
|
8 cm
|
medida do perímetro (cm)
| ||||
medida da área (cm²)
|
Observe as respostas encontradas e responda:
- Divida o valor encontrado para o perímetro de cada quadrado pelo valor do seu lado.
- O que pode ser observado em relação e os resultados encontrados anteriormente?
*Falar sobre a constante de proporcionalidade encontrada e sobre a relação 2p = 4.l
- Divida o valor encontrado para a área de cada quadrado pelo valor do seu lado.
- Existe uma constante de proporcionalidade como a encontrada para o perímetro?
- Observe que os lados utilizados na tabela foram dobrando: 1, 2, 4, 8 cm. O que aconteceu com os perímetros dessa sequência?
* Falar que se dobrar os lados, dobra o valor do perímetro, assim como se triplicar o lado, triplica o perímetro.
3- Desenhe retângulos de bases 2, 4 e 8 cm e altura 1cm.
4- Complete a tabela abaixo:
medida da base
(cm)
|
2 cm
|
4 cm
|
8 cm
|
20 cm
|
medida do perímetro (cm)
| ||||
medida da área (cm²)
|
- Divida o valor encontrado para o perímetro de cada retângulo pelo valor do seu lado.Existe uma constante de proporcionalidade?
- Divida o valor encontrado para a área de cada quadrado pelo valor do seu lado. Existe uma constante de proporcionalidade?
- Observe que as bases utilizadas na tabela foram dobrando: 2, 4, 8 cm. O que aconteceu com áreas dessa sequência?
Pode-se trabalhar razão e proporção e escala, simetria, porcentagem:
Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/10110880/
Fonte: http://gutarocha.blogspot.com/2014/09/atividades-malha-quadriculada.html
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50515
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